Saudade: 25 anos sem a 'Pimentinha' Elis Regina

Texto de minha autoria publicado no dia 19 de janeiro de 2007, no Portal ORM, em homenagem aos 25 anos da morte de Elis Regina.


'As aparências enganam aos que odeiam e aos que amam'
As aparências enganam

E enganam mesmo. Quem diria ainda nos idos anos 60 que uma jovem de apenas 1.53 cm seria a maior e mais expressiva cantora do Brasil? Pois é, e foi nisso que Elis Regina Carvalho Costa se tornou. Apontada até hoje como uma das maiores referências da música popular brasileira a menina ainda tímida que cantou pela primeira vez num concurso em Porto Alegre (RS), cidade em que nasceu, provocou um grande Arrastão em todo país. Arrastão por sinal foi à música que deu sucesso a Elis, quando numa interpretação ímpar e sem precedentes venceu o I Festival de Música Popular Brasileira da TV Excelsior.

Sempre muito crítica e exigente com seus músicos e consigo mesma Elis passou a ser chamada de Pimentinha pelos amigos, boa parte deles músicos como Tom Jobim (com quem realizou um encontro memorável, como na música ‘Águas de Março’), Chico Buarque, Gonzaguinha, Jair Rodrigues e João Gilberto, além dos parceiros que ajudou a lançar como Milton Nascimento e João Bosco. Sua marca registrada juntamente ao lado da voz impecável era a emoção com que cantava. Em uma das canções que marcaram a trajetória da atriz, Atrás da Porta, Elis imprime tal sentimento que chega a chorar. De arrepiar!

Elis Regina nasceu no dia 17 de março de 1945 e teve uma carreira inigualável. Desde pequena gostava de cantar e a primeira apresentação aconteceu após a própria Elis pedir para se apresentar em um programa de rádio. Já o primeiro compromisso profissional aconteceu em 1959 e o primeiro disco, ‘Viva a Brotolândia’ gravado em 1961, com repertório que lembrava bastante outra cantora da época, Celly Campello com seu “biquíni de bolinha amarelinho...”. Ao longo dos anos de profissão Elis gravou ainda 27 discos, divididos entre 14 compactos simples e seis duplos, totalizando cerca de quatro milhões de cópias vendidas.

Vida Pessoal - Entre gravações de cds e shows por diversos estados brasileiros Elis casou-se duas vezes. O primeiro enlace aconteceu com Ronaldo Bôscoli, em 1967 e deu origem a João Marcelo Bôscoli atualmente conhecido por ser o fundador da gravadora Trama. Com o fim do conturbado relacionamento com Bôscoli, Elis conhece o pianista César Camargo Mariano com quem casou e teve os filhos Pedro Mariano e Maria Rita. Hoje todos os três são ligados à área musical de alguma maneira.

O Fim - Ao chegar à maturidade artística -completou 18 anos de carreira em 1982 – chocou os milhares de fãs e o público em geral com a notícia de sua morte, em 19 de janeiro de 1982. A causa da morte, revelada dias depois após necropsia anunciou que Elis Regina morrera após ingerir uma mistura letal de bebida alcoólica com cocaína. A notícia não tirou o brilho e o arrebatamento dos fãs pela cantora que continua sendo alvo de admiração por diversas gerações.

Memória – Já são 25 anos sem Elis Regina, mas com um fôlego que mostra que a artista é uma daquelas com obras atemporais e por isso continua sendo uma grande referência na esfera da música brasileira, inclusive para cantoras como Marisa Monte, Ana Carolina, Zélia Duncan e Cássia Eller.

São diversos também os trabalhos lançados e atualizados sobre a cantora como cds e dvds. Para relembrar a data alguns materiais foram e estão sendo difundidos no mercado como o Box organizado pela gravadora Trama, do filho de Elis, João Marcelo. A caixa que traz um cd, dois dvds e uma camiseta da cantora mostra, entre outros presentes, um dos mais importantes programas da televisão brasileira, o 'Ensaio', gravado em 1973 e com imagens em preto e branco.

Outro material é um Box com três dvds que mostram Elis ainda jovem, com 16 anos e ao longo da carreira, passando por músicas de João Bosco e Aldir Blanc, Milton Nascimento e Fernando Brant, além de Rita Lee, Lô Borges e Tom Jobim. O último dvd mostra o show de maior sucesso de Elis, ‘Falso Brilhante’ que foi assistido por cerca de 280 mil pessoas em 257 apresentações.

O primeiro DVD colorido da maior cantora do Brasil traz o show especial feito para o programa da ‘Série Grandes Nomes’, exibido em 1980 pela Rede Globo. Elis foi uma das apresentações que mais emocionou o público, no qual ela interpreta os maiores sucessos de sua carreira.

Elis Regina Carvalho Costa marcou tanto a música do país que chegamos a nos perguntar: 'Que MPB teríamos sem Elis Regina?' Você tem essa resposta?


Colaboração especial da jornalista Adriana Ferreira


Read Users' Comments (2)

2 Response to "Saudade: 25 anos sem a 'Pimentinha' Elis Regina"

  1. Max Junior, on 3:07 AM said:

    hmmmmm curto Elis mas nao tudo.
    ja te falei que havia gostado do texto? nao? sim, gostei.

    sem muit pra escrever hoje.
    só rpa deixar minha marca e esperar umas leituras no meu.

    maxjunior.blogspot.com

    bjs pestemngljr

  2. Tiago Chaves, on 12:49 PM said:

    Olha, vou ser sincero, nao li todo o texto pq nao conheco a cantora e como ela nao faz o tipo de musica e eu costumo escutar, nao quis ler o resto, somente o inicio.

    Mas as aparencias enganam mesmo. Eu mesmo ja cuspi pro alto varias vezes ehehehehe

    bjos!!