Com repertório cheio de surpresas e clássicos Frejat encanta em show soloCom alguns acordes e um simpático ‘Boa noite’, Roberto Frejat deu início ao show da turnê Prefácio em Belém, na noite da quinta-feira (21), no bar BBC. Um show marcado pela participação efetiva do público – principalmente em músicas como Segredos e Por você, pela boa qualidade do som e pelas surpresas no repertório. Nomes como Renato Russo, Roberto Carlos, Cazuza (claro!) e até Pixinguinha formaram o set de 18 músicas.
Carpinteiro do Universo, do cantor Raul Seixas, abriu o show um pouco antes da meia-noite. Aplausos e gritos acompanharam Todo amor que houver nessa vida, ainda tocada somente por Frejat. A partir da terceira música, Segredos (uma das mais esperadas), subiu ao palco Maurício Barros para assumir os teclados. A essa altura a integração entre cantor e público já era completa. A sequência Amor pra recomeçar, 50 receitas (parceria de Frejat com Leoni), Homem não chora e Túnel do Tempo integraram o roteiro de músicas que “eu gosto de cantar quando não estou com o Barão Vermelho”, disse Frejat.
A partir daí duas surpresas. “Nesse show incluí um clássico da música brasileira, numa versão imprópria”, explicou o cantor para então começar Carinhoso, com uma batida eletrônica e em nada parecida com o original de Pixinguinha. Aplausos. “Essa música fez eu voltar ao Roberto Carlos, porque ela fala tudo” comentou já nos primeiros acordes de Como é grande o meu amor por você. Mais aplausos. O momento alto ficou com Por você, essa sim cantada em uníssono pelos fãs. A versão acústica e mais suave ganhou força da voz de quem estava no local. Delírio total.
A porção mais rock da noite começou com Malandragem, em que “eu esqueço do começo da música e vou precisar da ajuda de vocês”, brincou Frejat. Ainda é cedo, de Renato Russo, teve batida de bateria e solo de guitarra mostrando que, apesar de romântico, Frejat continua gostando de um bom som pesado. Bete Balanço deu o toque de balada e a animação continuou com Festa dos Santos Reis, de Tim Maia, “o maior cantor que o Brasil já teve”, opinou Frejat. Após Exagerado o cantor fez uma breve pausa, dando fim a fase rock do show.
No retorno ao palco, O poeta está vivo já anunciava o fim da noite musical e “Que tudo o que ofereço é meu calor, meu endereço”, repetida diversas vezes em Amor meu grande amor deixava o BBC com o clima de romance característico dos dois discos solo de Frejat – Amor pra Recomeçar e Sobre Nós Dois e o Resto do Mundo. Antes de encerrar a noite, com o bis de Amor pra recomeçar, o cantor agradeceu o carinho dos fãs e disse que espera voltar para mais apresentações em Belém.
Os presentes puderam ter uma noite de boa música, de um Frejat brincando com as músicas e ousando em arranjos bastante conhecidos do grande público. Segundo o cantor (que deu uma pausa nas atividades da banda Barão Vermelho), o nome da turnê, Prefácio, quer dizer que “ainda vem muita coisa pela frente”. Logo, os fãs podem esperar novidades do Roberto Frejat em versão solo.
Para quem perdeu o primeiro show, ainda tem uma segunda chance. A última apresentação acontece nesta sexta-feira (22), também no BBC, a partir das 22h. O BBC fica na rua Jerônimo Pimentel, nº 201. Informações e reservas: (91) 3222-0562.
Por Drika Ferreira, especial para o Portal ORM