Preto

Quem não é negro (moreno, jambo, mulato, escurinho...) talvez não entenda o que significa as manchetes dos últimos dias:

- Barack Obama é o primeiro presidente negro dos EUA
-
Lewis Hamilton é o primeiro negro campeão da Fórmula 1


Só quem herdou orgulhosamente a cor sabe o que é entrar numa loja e ser olhado dos pés à cabeça. Sabe o que é ser apresentado para algumas pessoas e não ser olhado de maneira muito receptiva. E sabe, acima de tudo, que deve mostrar mais atuação que os demais pra provar que é competente.

Tudo isso é fato superado, daqueles que já não nos tira o sono. Preconceito é atraso, ignorância. Não só com os negros, mas com posturas sexuais e religiosas diferentes - e não erradas.

Mas ler essas notícias me deixam sim mais alegre, mais esperançosa com o futuro. De que as coisas caminham para a igualdade de fato. Por mais lentos que sejam os passos. E isso tem acontecido da melhor forma possível: por meio de sucesso e reconhecimento.

Ah! E por sinal...dia 20 de novembro é o dia Dia da Consciência Negra. Tudo a ver não?

Read Users' Comments (2)

2 Response to "Preto"

  1. Anônimo, on 10:32 AM said:

    Tudo isso pra mim se traduz em uma palavra: ORGULHO!!!!

    São por essas, e muitas outras, que eu amooo a minha raça, amooo minha cor e minhas origens. AMO!!!

    Eu sou neguinha, sou neguinhaaaa!!!

    Tá lindo demais o texto!!! Cheguei a me emocionar. Coisa que a gente sabe pq, né?!!

    bjs da Nêga

  2. Ana, on 2:15 AM said:

    Muito legal o texto, Dri! É isso mesmo. A gente tem que acreditar que as coisas mudam, que o mundo avança, que dias melhores podem vir!
    Bjs pra ti!